Itens filtrados por data: março 2017
terça, 28 March 2017 15:04

Gelatina de batata-doce


500gr de batata- doce cozida e batida
300ml de creme de maçã caseiro
3 colheres de sopa de gelatina agar-agar
1 colher de chá raspa de laranja ou de limão (opcional)
Demolhar a gelatina numa tigela com o creme de maçã.
Coloca-se a batata-doce numa panela em lume baixo e vai-se mexendo.
Ao fim de 10mn, a gelatina já hidratou com o creme de maçã e vai-se juntar à panela e mexer por mais 10mn.
Para ter a certeza se a gelatina já está no ponto pega-se um pouco com uma colher e leva-se ao congelador. Ao fim de 5mn já podemos ver a textura que ela tem. Atenção ela deve ficar sólida, esta gelatina não é como as tradicionais.
Se ainda não estiver no ponto ou se apura mais um pouco ou acrescenta-se mais gelatina demolhada.
Colocar a gelatina numa forma previamente demolhada e levar ao frigorífico para ganhar consistência.

Desenformar e servir.

Esta gelatina é otima para sobremesas, lanches, para as crianças levarem para a escola,etc

Vê aqui a receita do creme de maçã Creme de maçã

Vê aqui  informações sobre o agar-agar agar-agar

Vê aqui   a sequência de filmes correspondentes ao  Showcooking

Bom e Vitalante Apetite canal

Publicado em Sobremesas
terça, 28 March 2017 10:04

Informações sobre o ágar-ágar

 O Agar-agar é uma gelatina extraída de alguns géneros de algas marinhas vermelhas contêm em suas células.
Sendo uma alga, é muito mais saudável que as gelatinas tradicionais que são feitas do sebo do boi, para além dos corantes, aromatizantes e conservantes que possui.
Quais os benefícios do uso do ágar-ágar na alimentação
É riquíssima em fibras e absorve até 3 vezes seu volume em água, quando ingerido. Mas, não é alimento, não tem quase nada de calorias porém, gera sensação de saciedade sem prejudicar o organismo e auxilia no processo de evacuação pois tem efeito laxativo – bom para perder peso.
Mas, também é importante o seu teor de iodo (I) que nosso organismo necessita para manter o correto funcionamento da tireoide.

faz pratos firmes, gelatinas salgadas, mousses, terrines e pudins e outros semelhantes, muito usado por culinárias do mundo todo e integrante de vários compostos na indústria alimentar
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3372-agar-agar-propriedades-receitas

 

Publicado em Artigos
segunda, 27 March 2017 04:00

Creme de maçã


2kg de maçã amarela ou vermelha.
1 tigela de água com 1 pit de sal
1 panela de pressão ou bimby.

Abrir as maçãs em 4, retirar o caroço e passar os gomos pela tigela de água com sal para não oxidar.
Colocar as maçãs numa panela, 1 pit de sal e cozinhar em lume baixo ( só com 2 colheres de sopa de água).
Quando estiverem cozidas, bater no liquidificador e voltar para a panela para apurar em lume baixo. Quanto mais tempo apurar mais doce vai ficar.
Este creme pode ser conservado em frascos esterilizados que vão para uma panela cobertos de água a ferver por 30mn – fecham em vácuo e duram anos.

Publicado em Sobremesas
segunda, 13 March 2017 22:18

WAFLE DE ARROZ INTEGRAL

 

Este é um delicioso wafle (ou chapati) super saudável e ótimo para pequeno-almoço, lanches e ideal para uma refeição fora de casa.
Um alimento indicado sobretudo para crianças e pessoas em convalescença.
A massa deste wafle não é feita de farinha mas sim de arroz cozido;
Não tem glúten;
É uma boa opção para aproveitar sobras de arroz.
Pode ser moído num tradicional, moinho de cereais;

moinho de cereais 

num moinho de carne ou num robot de cozinha tipo bimby.
Cozinha-se numa maquina de fazer wafles ou numa sanduicheira elétrica.

 

Mas como se faz?
Muito simples:
Mói-se o arroz cozido, coloca-se uma porção dessa massa na forma de wafle e deixa-se cozinhar até que se descole da forma.
Pode ser servido com um paté à sua escolha, como alguns que sugeri anteriormente.
paté de cenoura e miso
paté de tahin
paté de favas com manjericão
paté misto de Conservas La Gondola
ou outro à vossa escolha.
Bom e Vitalizante Apetite
Palucha

Publicado em Pequeno Almoço
terça, 07 March 2017 11:25

Mastigar e Ensalivar bem porquê?

 

Mastigar e ensalivar bem porquê?
“Se a Terra é nossa mãe, os grãos, quando completamente mastigados, são nosso leite materno”
Françoise Rivière
Na rúbrica de hoje na Rádio do Concelho de Mafra recordei a importância da boa mastigação e da ensalivação. Digo recordei, porque todos aprendemos na escola esta necessidade básica, mas a correria da vida e o excesso de estímulos nos fazem literalmente atropelá-la.
A atitude que temos ao comer, ou seja, a mastigação e a ensalivação é tão vital como os alimentos que escolhemos para comer.
Os orientais consideram que a saliva é um líquido fortemente carregado com energia electromagnética e que tem propriedades curativas, pelo que devemos fazer um esforço para ensalivar bem os alimentos ingeridos.
Sim, uma boa digestão começa com a mastigação.
Na realidade, o processo da digestão dá os seus primeiros passos quando começamos a ver e a cheirar os alimentos, daí a expressão popular “comemos com os olhos”.
Quando os colocamos na boca, por acção da saliva e da enzima ptialina, começamos a desdobrar os hidratos de carbono complexos em hidratos de carbono mais simples. E quem mastiga mesmo bem, apercebe-se que alimentos como a cebola, cenoura ou arroz, se tornam cada vez mais doces. (O que confirma a questão que eu falo sempre, que os cereais e legumes são os açúcares complexos que verdadeiramente precisamos). Em seguida, os alimentos são digeridos no estômago, onde as proteínas começam a ser desdobradas em aminoácidos, por acção da pepsina e do ácido clorídrico. Posteriormente no duodeno, por acção dos sucos pancreáticos e biliares digerimos as gorduras e na fase final da digestão, no intestino delgado, finalizamos a digestão dos diferentes nutrientes.
Uma mastigação e ensalivação cuidadas trazem enormes benefícios Vitalizantes para a saúde, para além da melhoria da digestão (um problema tão atual):
- Redução do volume de alimento necessário - obtemos o máximo de nutrição a partir de uma quantidade menor de alimento, diminuindo o apetite, contribuindo para o desinchaço do estomago e redução de peso;
- Maior calma e relaxamento - Mastigar bem é um dos melhores tratamentos anti-stress existentes;
- Clareza de pensamento e raciocínio Se respirarmos adequadamente quando mastigamos, o cérebro é mais irrigado com oxigénio e consequentemente pensamos de uma forma mais clara. Esta questão é confirmada na língua japonesa, com a palavra “mastigação” que significa "boa compreensão";
- Menos desejo de comer açúcar e doces em geral – Como já falei anteriormente, ao desdobrarmos convenientemente os açúcares complexos em açúcares simples, sentimos menos vontade de comer doces e sobremesas;
- Criação de uma condição mais alcalina no corpo - . A saliva é um líquido fortemente alcalino que quando bem misturada com a comida contribui para um ph mais alcalino, um corpo saudável e Vitalziante. (Uma alimentação baseada em produtos animais e açúcares simples tende a criar uma condição mais ácida);
-Dentes e gengivas mais fortes – A boa mastigação, o bom uso dos dentes, origina a uma condição mais alcalina na boca contribuindo para a saúde das gengivas e dos dentes;
- Maior capacidade de auto-cura - Pessoas que mastigam bem têm uma muito maior capacidade de recuperar de problemas de saúde.
Mastigar pelo menos 30 vezes cada garfada e pousar os talheres entre cada garfada; de forma a estimular bem os dentes e gengivas e ter uma boa digestão mastigar duma forma espirálica, utilizando todos os dentes.
É de salientar que para uma boa e Vitalizante mastigação há que comer com calma, sentado, com a coluna direita e descontraído, respirar profundamente evitando estímulos externos como a televisão, o telemóvel, etc. A bem dizer, o momento da refeição é aquele momento que devemos dedicar a nós, como uma meditação ou que aproveitamos para estar com os nossos ente-queridos.

Uma caminhada de dez minutos depois das refeições, também nos ajuda bastante na digestão e na revitalização do nosso corpo.
Estas práticas que na maioria das vezes são ignoradas por diversas razões da nossa sociedade actual, são um investimento Vitalizante na nossa saúde pois quem se dispuser a gastar mais tempo a comer e a mastigar melhor, receberá inúmeros benefícios no seu bem estar físico e clareza mental e terá muito mais energia para enfrentar os desafios da vida.
Bom e Vitalizante apetite
Paula Perdigão
(fontes http://www.institutomacrobiotico.com/pt-pt)

 

 

Publicado em Artigos

Evento

  • Conversa Aberta Malveira
    Conversa Aberta Malveira Amigos Vitalizantes Nada melhor para começar este novo ciclo de vida (mais um Outono e mais um Inverno) que novos espaços para divulgar a Culinária Vitalizante e Educativa.Por isso, vos convido para o novo projeto…
Portuguese English French Spanish

Newsletter