Escolha o tipo de Receitas

Receitas
terça, 17 October 2017 09:55

Alergias -O Que São de Verdade!

 

Vivemos na era das alergias! Até parece ser uma moda!

As alergias são um dos problemas de saúde que mais tem aumentado desde a 2ª Guerra Mundial, em especial nos países industrializados e especialmente em crianças.

A variedade de alergias é incrível e aumenta a cada dia. Existem pessoas tão sensíveis que, factores normais do dia-a-dia, como um simples pólen das flores, podem desencadear crises alérgicas assustadoras.

E como o nosso corpo é um só, estas intolerâncias manifestam-se também através das emoções, afectando a nossa capacidade de nos adaptarmos ao mundo em que vivemos, como a falta de dificuldade de aceitarmos e de escutarmos o outro.

O tratamento usual às alergias é, evitar as substâncias alergénicas e o uso de medicamentos como anti-histamínicos ou corticoesteróides (cortisona).

No entanto, este tipo de tratamento, não resolve verdadeiramente o problema, só elimina  os sintomas, ou seja abafa o alarme, mas o fogo continua lá, cada vez mais forte.

Quais são então os verdadeiros causadores de alergias e enfraquecedores da nossa imunidade?

1. Uma alimentação com grandes quantidades de açúcar, produtos lácteos, alimentos refinados, solanáceas (tomates, batatas, beringelas), alimentos de origem tropical, "fast food".

2. Vida sedentária – cada vez nos movimentamos menos.  

3. Factores ambientais - a exposição regular a campos electromagnéticos como os emitidos pelos telemóveis, computadores, televisões, fotocopiadoras, aparelhos de ar condicionado, tende também a enfraquecer o sistema imunitário.

4. Uso abusivo de medicamentos pois que estes enfraquecem a nossa imunidade  Os medicamentos devem ser utilizados só quando realmente necessários e recomendados por um médico.

Pois que na verdade, os sintomas alérgicos são uma reacção exagerada do sistema imunitário, é como que uma atitude desesperada do corpo! Ele está a gritar, a pedir a nossa atenção!

Então como podemos tratar de forma efectiva as alergias?

Muito simplesmente através do fortalecimento da nossa imunidade. Desta forma, o organismo  adapta-se melhor ao meio ambiente envolvente.

Algumas sugestões

Limitar o seu uso ao estritamente necessário de aparelhos electrónicos. Usar plantas verdes em casa e no escritório, que ajudam a minimizar o efeito maléfico dos aparelhos eléctricos e electrónicos e a purificar o ar. Dê também preferência a materiais naturais para a casa e no vestuário, como por exemplo madeira, algodão , papel, linho, etc., evitando materiais e tecidos sintéticos.

- Consumir cereais integrais, vegetais, feijões, elaborados de forma correcta.

Consumir todos os dias uma boa quantidade de vegetais verdes de rama como rama de nabo, nabiças, couve portuguesa, alho francês, etc. escaldados ou refogados com óleo de qualidade.

- Fazer actividade física semanalmente (yoga, biodanza, pilatos, shikung, taichi, caminhar)

A actividade física regular é essencial para que o sistema linfático se mova e renove, e muitas das alergias melhoram substancialmente quando as pessoas começam a ser mais activas fisicamente.

- Trabalhar bem a sua respiração, prestar atenção a ela, respirar bem o ar da manhã

- Fricionar todas as manhãs o corpo com uma toalha quente e húmida,  é um excelente tratamento para as alergias. Ao esfregar o corpo, a circulação sanguínea melhora e é activada, a circulação linfática é acelerada, os poros da pele abrem, ajudando o organismo a eliminar as toxinas através da pele, e estimula os meridianos de energia utilizados na acupunctura.

- Caldo de vegetais doces

As alergias estão frequentemente associadas a hipoglicemia (níveis baixos de açúcar) ou a níveis de açúcar instáveis. Se sofre de alergias tente beber todos os dias ou frequentemente uma chávena deste caldo.

- Sopa de Miso restaura a flora intestinal, tem probióticos, desintoxica o corpo

Fonte- Francisco Varatojos Instituto Macrobiótico de Portugal

Publicado em Artigos

Evento

  • Conversa Aberta Malveira
    Conversa Aberta Malveira Amigos Vitalizantes Nada melhor para começar este novo ciclo de vida (mais um Outono e mais um Inverno) que novos espaços para divulgar a Culinária Vitalizante e Educativa.Por isso, vos convido para o novo projeto…
Portuguese English French Spanish

Newsletter