Escolha o tipo de Receitas

Receitas

Para muitos a panela de pressão é ainda um bicho papão.

Mas não há razão nenhuma para isso. Primeiro porque, como tudo na vida, é preciso saber usá-las e depois os modelos atuais primam em segurança, alguns até com várias válvulas de escape.

Mas porquê cozinhar na panela de pressão?

- É mais rápido

- Os alimentos ficam mais saborosos, adocicados

- É mais energético-Vitalizante

Como funciona uma panela de pressão?

Basicamente, a panela de pressão retém os líquidos e gases quentes em seu interior, aumentando a pressão interna e fazendo com que os alimentos cozinhem mais rápido porque temperatura dentro da peça ultrapassa a temperatura de ebulição (100ºC).

O vapor húmido que fica ‘preso’ dentro da panela de pressão exerce um cozimento contínuo dos ingredientes a partir do centro até as extremidades da panela e assim cozinha qualquer tipo de alimento até três vezes mais rápido. É muito importante que a borracha que realiza a vedação da panela bem como a válvula de segurança central, estejam em perfeito estado, porque são estes elementos que controlam a pressão dentro da panela.

Caso a válvula de segurança seja obstruída durante o processo de cozimento, existe uma válvula secundária que libera a saída de vapor da panela de pressão. Tudo para não comprometer a segurança de quem cozinha, além, claro, de evitar danos materiais.

A Panela de pressão em aço inox é muito mais saudável do que as de alumínio. Os alimentos preparados em panelas de alumínio podem absorver metais durante o cozimento e afetar a saúde.

Panela de pressão elétrica

As panelas de pressão elétricas são uma novidade no mercado. Muito mais seguras e resistentes que as panelas convencionais, estas peças ainda contam com função timer que não permite que o alimento cozinhe mais do que o necessário. Também pode programar a hora que quer iniciar o cozimento. É ótima para cozinhar em locais sem gaz. Mas advirto que cozinhar com gaz, energeticamente, é mais saudável, do que com energia elétrica.

Limpeza – segurança:

As panelas de pressão necessitam de uma limpeza especial, justamente porque a válvula precisa estar sempre livre para a saída de vapor. Com a ajuda de um clip, faça a limpeza do pequeno orifício regularmente.

As borrachas também devem ser retiradas da tampa e bem lavadas. Quando elas ressecam e perdem a sua elasticidade, devem ser trocadas.

- Atenção ao nível de água: Muitas panelas possuem uma linha que delimita a quantidade de água. Se a sua não tem, dois terços de água já são mais do que suficientes para o cozimento. Se passar este limite a válvula pode entupir ou derramar liquido.

.

Últimas Dicas

O seu tempo de cozimento só começa a ser contado depois que a panela “pega” pressão (que é quando ela começa a sair vapor da válvula).

Nunca deixar a panela de pressão por muito tempo ao lume e evite afastar-se da cozinha enquanto ela estiver ao lume.

Se a panela começar a soltar vapor pela borracha, desligar o lume, abrir a panela, retirar a borracha e coloca-la de novo, com cuidado para não se queimar e voltar a coloca-la na panela e ligar o lume de novo.

Nunca tentar abrir a panela enquanto ela tem pressão.

Para certificar-se de que toda a pressão saiu, levantar levemente a válvula com um talher.

Mais informações 963624649

Publicado em Artigos

Esta é uma pizza super deliciosa e Vitalizante, a favorita dos meus clientes pois que a sua massa é feita de arroz integral cozido.

É uma massa que para além de não ter gluten, é feita de cereal inteiro (não de farinha) e não tem fermento.

Esta modalidade de massa faz toda a diferença pois é mais digestiva, não provoca inchaço na barriga, nem gases.

Para além disso, todo o alimento produzido a partir de cereais inteiros como o grão de arroz, têm muito mais energia, é muito mais Vitalizante.

Deixo-vos o link desta receita que é resultado da fantástica parceria com o projecto  "Vida Macro", um projeto macromaravilhoso de António Bardot:  Pizza sem Gluten

RECEITA

Pizza de massa de arroz minha

(esta receita dá para uma pizza um pouco maior do que um palmo de diâmetro)

1 copo de arroz integral cozido e moído (ver vídeo)

150gr de tofu                                                                                                    2 colheres de sopa de miso

100gr de cenoura ralada miudinha  com 1 pitada e sal                                                                                Azeite qb                                                                                                                   

5 azeitonas pretas e gomos

Orégãos ou alecrim

 

Bater no liquidificador o tofu com o miso e o azeite, até se sentir o tofu  temperado.

Abrir a massa com 1cm de espessura com a mão levemente molhada, prensando a massa até preencher a forma. Assar até “soltar as beiras”.

Retirar do forno para colocar o tofu, em cima  a cenoura e polvilhar com as ervas aromáticas .Assar de novo até gratinar o tofu.

Decorar com as azeitonas e servir.

Bom e Vitalziante Apetite

 

Publicado em Pratos Principais

Evento

  • Conversa Aberta Malveira
    Conversa Aberta Malveira Amigos Vitalizantes Nada melhor para começar este novo ciclo de vida (mais um Outono e mais um Inverno) que novos espaços para divulgar a Culinária Vitalizante e Educativa.Por isso, vos convido para o novo projeto…
Portuguese English French Spanish

Newsletter